Comprove que Tempo e Espaço não são mais Limites!

Nossa História

Desde 1987

Histórico

1968– Fundação do Centro de Ensino Tecnológico de Brasília – CETEB, instituição mantenedora da Escola Aberta.

1987– Criação da Escola Aberta que, através dos Programas do Plano de Valorização do Magistério, oferecia os denominados cursos livres, na área de Educação, na modalidade a distância.

1992– São oferecidos cursos adicionais para a formação de 80 professores.

1997– A Escola Aberta completa 10 anos com a oferta de 23 cursos.

2004– Criação da central telefônica da Escola Aberta, iniciativa que moderniza e aperfeiçoa o atendimento aos alunos.

2007– A Escola Aberta completa 20 anos com a oferta de 71 cursos.

2008– Lançamento do primeiro site da Escola Aberta.

2008– Criação da plataforma virtual, considerada um marco na época. A partir dessa data, a Escola Aberta passa a oferecer um método de ensino inovador, via internet, com o sistema de orientação de estudos por meio da plataforma online.

2008– Os cursos, que antes eram oferecidos somente na área de Educação, agora abrangem as áreas de Administração Pública, de Gestão de Projetos e de Mercados e Capitais.

2009– A Escola Aberta passa a oferecer cursos nas áreas de Qualidade do Trabalho e Tecnologia da Informação.

2009– A Escola Aberta ultrapassa a marca de mais de 100 cursos oferecidos.

2010– Passam a ser oferecidos cursos nas áreas de Direito, de Saúde e de matérias específicas.

Dias Atuais

Atualmente, a Escola Aberta Ceteb conta com mais de 300 cursos em diversas áreas do conhecimento para sua Licença Capacitação, Progressão Funcional, Horas Complementares e aperfeiçoamento.

Educação a Distância

A Educação a Distância cresce a cada dia no Brasil, acompanhando as reais necessidades do mercado. A sociedade desenvolve-se com extrema rapidez e exige igual celeridade de quem está inserido em qualquer contexto.

A Escola Aberta do CETEB oferece cursos que seguem a metodologia EaD, diferenciados com material didático produzido por especialistas e direcionados a diversas áreas de atuação profissional, como Educação, Saúde, Administração, Comércio, Tecnologia da Informação etc.

Para o apoio acadêmico do aluno, é utilizada a plataforma online MOODLE. O uso da plataforma como ferramenta de apoio possibilita ao aluno um contato constante com todo o núcleo acadêmico da instituição, com total flexibilidade e interatividade.

Plano de Carreira

Os certificados dos cursos de formação inicial e continuada da Escola Aberta, além de garantirem o aperfeiçoamento profissional, também podem oferecer progressão salarial. Para saber se você tem direito a esse benefício, basta saber se o seu órgão empregador possui Plano de Cargos e Salários – PCS e se há possibilidade de progressão funcional.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o departamento de Recursos Humanos do órgão em que trabalha e informe-se.

Objetivos

Pioneirismo. Essa é uma das marcas registradas da Escola Aberta. Mantida pelo Centro de Ensino Tecnológico de Brasília – CETEB há mais de três décadas, a Escola Aberta oferece cursos de formação inicial e continuada, que garantem aos alunos a base necessária para se destacar dentro da sua área de atuação.

Aliando a excelência acadêmica à prática profissional, a Escola Aberta incorpora a experiência acumulada a instrumentos inovadores, mantendo sempre sua posição de destaque.

Ao longo dos mais de 30 anos de existência, a Escola Aberta vem consolidando-se no cenário acadêmico nacional, preparando profissionais para atuarem com excelência no mercado de trabalho.

Metodologia

Os cursos de formação inicial e continuada da Escola Aberta são oferecidos na modalidade de educação a distância, que oferece aos alunos ensino de qualidade e flexibilidade de tempo. O aluno pode trabalhar, estudar e ainda ter tempo para os momentos de lazer. O método exige disciplina do estudante. As aulas são construídas por meio de tecnologias como fóruns de discussão, videoconferências e chats pela internet.

A plataforma virtual da Escola Aberta oferece um ambiente totalmente interativo, no qual o aluno é incentivado a avançar a cada etapa.

A Escola Aberta leva em consideração a individualidade do desenvolvimento intelectual, procurando um equilíbrio entre ensinar e respeitar o ritmo de cada um. É o aluno quem conduz o próprio estudo, e não o professor. É preciso se organizar e dividir bem o tempo para o bom acompanhamento do curso.

"Estou satisfeita com a acessibilidade da plataforma online. Achei que fosse ter dificuldade, mas foi tudo muito prático e rápido. Agradeço a todos os professores-tutores que me auxiliaram durante o curso."
Fabiana Dias
Mozarlândia-GO